quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ORI SEGUNDO OS YORUBAS

Os yorubas tem Ori como a mais importantes divindade da compreensão da cultura religiosa yorubana. Esta divindade Ori para eles o orisa que nos guia neste mundo Ayie ( terra ) e no Orun ( céu ). Ori e o mais importnte dos orisas, ori só se curva perante a OLODUMARE ( Deus supremo dos Yorubas ). No culto aos orisas muitos são iniciados e não tem nenhuma noção de quem é o orisa ori dentro do contesto religioso Uma pessoa sem ori não tem direção,equilíbrio não tem uma vida prospera. Geralmente a forma mais normal de nascimento é o ori que vem a mundo primeiro, ori é onde guardamos nossas vidas passadas, recipiente e residência de todas as escolhas e opções que tomamos em nossa vida. O que é ORI: ORI - ISESÉ- A CABEÇA O DESIGUINANTE, PODEMOS CHAMAR TB COMO ORI- OORO OU ORI- AKOKO- A PRIMEIRA CABEÇA. Por ser o orisa primordial e ter uma importância no Orun ORI ISESÉ, tem o domínio sobre ORI INÚ, que ver ser a cabeça de cada pessoa iniciada no culto de orisa. Todo orisa tem seu ORI INÚ, seu ORI individual. Segundo os contos yoruba, ORI tem o poder e a autoridade sobre todas as divindades, este poder vem ORI ISESÉ que ordenou que ORI fosse a todos os lugares e se tornando respeitado. ORI e a moradia de realizações, escolha de destino que lutam para acalmar as decisões que são tomadas. Muita das vezes e chamado de ORI INU ou a parte interna da cabeça ou destino. Existe também ORI ODÈ ou cabeça física, onde ORI INÚ faz moradia o contra ponto de ORI INÚ no Orun é o ORI ISESÉ. Para onde ORI INÙ volta depois de nossa morte. ORI e moldado com os elementos mais sagrados que existe ALALÈ ( A grande mãe Terra ), todos os Orisas tem que reverência e prestar homenagens a ORI, todos os iniciados no culto dos orisas tem que reverenciar ORI, tocando a terra com a testa em sinal de respeito ao primeiro ORI criado. Ao nascer ORI ODE vem primeiro o resto do corpo vem seguindo, junto com ORI ODE vem ORI INÚ que é o primeiro ser criado, trazendo com determinação todo o destino do homem na terra. Devido a tal importância ORI ODE e tratado com respeito como ORI INÚ que vem ser o seu contra ponto espiritual onde vem se comunicando uma com a outra, determinando caminhos que temos de tomar e atitudes a seguir. Mais temo dentro de ORI INÚ as opções, ode nós mesmo fazemos as escolhas certas ou erradas em nossa vida. Por isso o ditado CADA CABEÇA SEU GUIA E JUIZ. Nosso ORI é tão importante que antes que qualquer coisa a ser feita dentro do culto religioso, temos de prestar satisfação a ORI ODE e ORI INÚ, de tudo o que será feito. Isso geralmente e feito no EBORI ou BORI ou seja consentimento a cabeça. Isso e feito através de jogo de búzio ou obi. ORI INÚ se comunica e fala o que quer comer o que quer que seja oferecido a ela. Assim sabemos o que podemos fazer, comer, vestir para que nossa vida seja mais fácil. OFUN-RETE: OWEWÉ – Aquele que limpa a pobreza com perfeição. Saiu em jogo somente para um ORI e os quatrocentos IRUMOLE ( Divindades celestiais ) que iam diretamente a OLORUN o supremo criados o qual iria abrir o OBI para criação do asé ( axe ). OGBON- Sabedoria, Todos que fizeram o sacrifício teriam que ao amanhecer saudar o criador.. Todos os quatrocentos IRUMOLES não o fizeram, somente ORI o fez, ao amanhecer ORI saudou o grande Igba ORI. criador OLODUMARE. Todos os orisas não acordaram.. Somente ORI acordou!!!! Todos tentaram abrir o Obi OGBON do ase para o grande criador, ninguém conseguiu.. Somente ORI conseguiu, pois fez os ebos, acordou cedo e louvou o criador. O divino teve a resposta o obi sagrado.. Jogou obteve a resposta.. Teve-se uma grande louvação.. O lugar mais alto dos céu foi preenchido APERE local de destaque. ORINSALA- Foi o primeiro a botar a prova a desafiar ORI... E pois ORI no chão o retirando de APERE. Em AJALAMO onde todos os destinos são moldados e criados, ORINSALA se tornou um grande moldador de destino,..ORI criou IFA, IFA se tornou um especialista em IKIN ( caroço de dendê de 4 olhos ) ORI também criou AMAKISI ao leste, a luz matinal que surge ao amanhecer na terra. ORI criou todos os orisas e o locais onde eles são reverenciados. AO ACORDAR, EU HOMENAGEIO OLORÚN. DEIXE TODAS AS COISAS BOAS VIREM A MIM. MEU ORI ME DEU VIDA. DE-ME O PODER DE ULTRAPASSAR A MORTALIDADE E EU NÃO MORREREI. DEIXE TODAS AS COISAS BOAS PERTENCEREM A MIM, COMO A LUZ PERTENCE A AMAKISI. Quando nascemos, nos mesmo escolhemos nosso ORI, ele que e nos dá caminho e traz tudo que conseguimos. Temos que cultuar nosso ORI, alimentado e tratando.. AJALA “ O Oleiro que molda ORI” ele sempre bebe e por isso as vezes ele esquece ORI dentro do forno. Por isso temos cabeças duras e com dificuldades de aprender e progredir. Temos que saber escolher nosso ORI na hora de nascermos. Não podemos trocar-lo. ORI é a ligação direta com OLODUMARE, é ligado diretamente com uma força maior que chamamos de ELEDA (Energia incondicional), o pensamento de OLORUN que todos nos temos dentro de nós. Por isso quando salvamos nossa cabeça estamos salvando Nosso ELEDA e isso só pode ser feito através de nosso ORI. IWA LÉWA: Toda a importância de ORI vem através de LÉWA “CARATER E BELEZA” É através desta escolha que somo visto pelas pessoas como belo, esta escolha é sempre acompanhada pelo destino ou seja, IWA também significa DESTINO. Só podemos alcançar boas coisas e nos tornamos pessoas de bom caráter, assim atingimos nosso reconhecimento espiritual e material, conseguindo assim alcançar a coroa de ORISA. No ILÊ ORUN “CASA DO CÉU ” Existe um irmão gêmeo que chamamos de INIKEJI. O mesmo é para nos lembrarmos do nosso compromisso que firmamos na escolha do nosso destino com nosso ORI no ato de nosso nascimento. Só o encontramos após nossa morte. Na verdade o mundo e um grande mercado, nossa verdadeira casa e no ORUN. Sempre retornamos ao nosso lar, com isso fazemos um ciclo de nossa própria ancestralidade. Sempre retornando em nosso seio família. A Reencarnação e sempre feita em nossa família consangüínea. Para alcançarmos nosso destino todos os ORI vão até a OLORUN. TUDO VEM DAQUELE QUE DÁ VIDA – OLORÚN - SE MANIFESTA COMO VIDA - OLODUMARE. CADA PESSOA, PEDRA, ÁRVORE, PUNHADO DE TERRA É COMPOSTO DE ODU E TEM UM ESPÍRITO DE ELEDÁ EM SI, ORI OU ORO, O QUE HABITA DENTRO. TUDO VEM DA MESMA FONTE, NÃO DIFERENTES, EU POSSO VOLTAR COMO UM PÁSSARO, MAS AINDA COM ORI, O QUE ME DÁ A ESCOLHA NECESSÁRIA DE ALCANÇAR MEU DESTINO ESCOLHIDO. MAS AINDA ASSIM ORI VEM DE ELEDÁ. O CORPO DO PÁSSARO É SOMENTE A RESIDÊNCIA DO ESPÍRITO DO PÁSSARO, E O ESPÍRITO VEM DE OLODUMARE. IGBÁ IWA, QUE É NOSSO CORPO QUE CONTEM O NOSSO CARÁTER, É SOMENTE A RESIDÊNCIA DO ESPÍRITO, INDEPENDENTE DE SUA FORMA FÍSICA. NÓS TEMOS A TENDÊNCIA DE NOS SEPARARMOS DESTE ESPÍRITO, E É O QUE NOS IMPEDE DE ALCANÇARMOS IWA PELE. KOTOPO KELEBE: Este era o nome de ORI antes de se tornar cabeça de todos orisa. APERE de ORI e na realidade o seu reconhecimento, indica a sua vitoria perante todas as outras divindades. ORI esta na ponta da pirâmide da existência. ORI lutou contra todas as ameaças e oposições dos seus rivais, os vencendo e ditou o seu destino perante OLODUMARE. Em alguns ODU IFÁ, vemos que ORI venceu ORINSALA em um duelo, onde ORI se elevou a suprema posição de seus pares. Esta posição e chamada de APERE. ORI foi mais adiante para provar a superioridade perante ORINSALA, dando a ele um lugar permanente chamado de: OKE- ALAMOLEKE em ODE IRANJÉ, que vem ser uma função especifica em AJALAMO. AJALAMO, vem ser um lugar muito interessante na cidade de IFÉ, é o lugar os espíritos vão para escolher seu ORI. A pessoa designada para este lugar e chamada de AJALA’MOPIN “ O MOLDADOR DE CABEÇAS”, ORINSALA é o responsável de moldar os corpos. Em AJALAMO, existe uma outra divindade que não é mencionada que se chama KORI. Ele e o moldado dos espíritos de crianças. Ligação de ORI com os pontos cardiais. Nosso ORI tem pontos que são ligados aos pontos cardiais da terra, esta ligação e sempre lembrada quando tomamos BORI (BO - Oferenda e ORI Cabeça). Quando saudamos nossa cabeça nesta obrigação, levamos nossa mão a terra e colocamos nos 4 cantos que são: OJU ORI- TESTA e FONTE - NASCENTE IKOKO ORI ou IPÁKO ORI – OPICIONAL - POENTE - NUCA APA OTUN- LADO DIREITO – LESTE - LADO MASCULINO APA OSI- LADO ESQUERDO – OESTE – LADO FEMININO JE EWO- Comer Tabu- Ou fazer o que é proibido. GBIGBA ÈWO- Receber o Tabu- Ou seja, fazer o certo. Estas são algumas formas de reconhecimento de IWA. Antes mesmo de nascermos, ainda espíritos, recebemos diversas diretivas que chamamos de instinto. Mais conhecido no meio dos homens como DEJA VU, ou a memória de ORI. SOMENTE ORI PODE ACOMPANHAR O SEU DEVOTO A QUALQUER LUGAR SEM RETORNAR, SE EU TENHO DINHEIRO, É O MEU ORI QUE EU AGRADEÇO. MEU ORI, É VOCÊ. SE EU TENHO FILHOS, É O MEU ORI QUE EU VOU CULTUAR. MEU ORI, É VOCÊ. POR TODAS AS COISAS BOAS QUE EU TENHO NA TERRA, É O MEU ORI QUE EU CULTUO. MEU ORI, É VOCÊ. ALGUNS ORIKIS DE ORI: ÀJÀLÁ ORÍ, ORÍ L'EWÀ, L'EWÀ, L'EWÀ. ÀJÀLÁ ORÍ, ORÍ L'EWÀ, L'EWÀ, L'EWÀ. OPÉ ÈNYIN EDÙMARÈ, WÁ ORÍ, E KÚ Ó. OPÉ ÈNYIN EDÙMARÈ, WÁ ORÍ, E KÚ Ó. E KÚ Ó ÒRUN, E KÚ Ó ÒSÙPÁ, E KÚ ÒJÒ, ÒJÒ BÒ ILÈ. E KÚ Ó ÒRUN, E KÚ Ó ÒSÙPÁ, E KÚ ÒJÒ, ÒJÒ BÒ ILÈ. IRÉ ORÍ Ó JÍ, Ó JÍ IRE ORÍ, IRÉ ORÍ Ó JÍ, Ó JÍ IRE ORÍ. Àjàlá que molda cabeças, deixe este Orì lindo, lindo, lindo. Agradeço-te Deus, venha para esta Cabeça, eu te saúdo. Eu saúdo o Sol, eu saúdo a Lua, eu saúdo a Chuva, Chuva que cai sobre a Terra Vc será uma Cabeça feliz, acorde feliz Orí "ORI BURUKU KI I WU TUULU. A KI I DA ESE ASIWEREE MO LOJU-ONA. A KI I M' ORI OLOYE LAWUJO. A DIA FUN MOBOWU TI I SE OBINRIN OGUN. ORI TI O JOBA LOLA, ENIKAN O MO KI TOKO-TAYA O MO PE'RAA WON NI WERE MO. ORI TI O JOBA LOLA, ENIKAN O MO." "Uma pessoa de mau ORI não nasce com a cabeça diferente das outras. Ninguém consegue distinguir os passos dos louco na rua. Uma pessoa que é líder não é diferente E também é difícil de ser reconhecida. É o que foi dito à Mobowu, esposa de OGUN, que foi consultar IFÁ. "ORI LO NDA ENI ESI ONDAYE ORISA LO NPA ENI DA O NPA ORISA DA ORISA LO PA NIDA BI ISU WON SUN AYÉ MA PA TEMI DA KI ORI MI MA SE ORI KI ORI MI MA GBA ABODI" "ORI é o criador de todas as coisas ORI é que faz tudo acontecer, antes da vida começar É ORISA que pode mudar o homem Ninguém consegue mudar ORISA ORISA que muda a vida do homem como inhame assado AYÉ*, não mude o meu destino Para que o meu ORI não deixe que as pessoas me desrespeitem Que o meu ORI não me deixe ser desrespeitado por ninguém Meu ORI, não aceite o mal." "ORI MI MO KE PE O O ORI MI A PE JE ORI MI WA JE MI O KI NDI OLOWO O KI NDI OLOLA KI NDI ENI A PE SIN LAYE O, ORI MI LORI A JIKI ORI MI LORI A JI YO MO LAYE" Meu ORI Eu grito chamando por você Meu ORI, Me responda Meu ORI, Venha me atender Para que eu seja uma pessoa rica e próspera Para que eu seja uma pessoa a quem todos respeitem Oh, meu ORI! “A ser louvado pela manhã, Que todos encontrem alegria comigo” IGABA ORI. ORI MI O! SE RERE FUN MI! MEU ORI! SE ALEGRE COMIGO! “ ORI mi a ba bo ki a to bo ORISA" MEU ORI TEM QUE SER CULTUADO ANTES DE ORISA. " KO SI ORISA TI DA NIGBE LEYIN ORI ENI" NÃO EXISTE ORISA QUE APÓIE MAIS O HOMEM QUE SEU PRÓPRIO ORI. TODO ORI PODE SER MODIFICADO DE RUIM PARA BOM E BOM PARA RUIM. DEPENDENDO DA SITUAÇÃO.

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