quinta-feira, 4 de outubro de 2012

MUSO
Explica-se que o homem é o ultimo ato da criação. Deus supremo OLODUMARE modelou o ser humano da matéria viva a lama sagrada que deu origem a criação do mundo levada até a ele no Orun por IKÚ. Com o barro sagrado OLODUMARÊ modela o corpo e lhe insufla o seu sopro divino "IWÁ”; em seguida seu ajudante, AJALÁ modela a cabeça "ORI”; OBATALA os apadrinham com o poder e a força espiritual. ORUMILÁ é quem determina e escolhe o destino a cada um com seu odu pessoal, ou seja, com seu "KARMA" que através dele também são transmitido à personalidade a cada novo ser humano. EXÚ é responsável de proteger o IWÁ (caráter), que irão reger sua vida. LATOPÁ considerada por uns como a verdadeira mãe de exu e por outros como uma personificação própria de exu, de LATOPÁ origem as doenças (ARUN), e todas as moléstias MUSO: É um orixá responsável pela nossa ligação direita com os nossos ancestrais ele é o principio da vitalidade é ligado á bananeira a qual segundo as tradições africanas é local de moradia de todos os antepassados e local preferido de culto a nossa mãe ancestral IYÁ MI AGBÁ. A onde após nosso nascimento se enterrava o umbigo do recém nascido. Dai através desse ato do surgimento então a primeira IYAMI nossa mãe feiticeira e logo em seguida do surgimento a IYÁMI ABIAMÔ , que vai reger todo o processo da gravidez e do nascimento das crianças que aqui no Brasil é confundida como OXUM; ela passa a reger não só a gestação, mas também todas as anomalias que dai possam surgir, pelo MUSÓ ABIKU: criança que nasce e morre logo depois. EMERÊ: criança que nasce e morre causando a morte da mãe ou até mesmo do pai. AJOBÍ: criança que nasce com um dedo a mais. OKÊ: criança que nasce com a placenta na cabeça IGÊ: criança que nasce em posição inversa, com os pés na frente ABAMÍ: criança que nasce com aparência de velha, com espírito de uma pessoa falecida antes de sua hora. O espírito que volta nessa criança para cumprir o que faltava completar em vida. OJÔ: criança superdotada AINON: criança que nasce com cordão umbilical enrolado no pescoço DADÁ: criança que nasce com cabelos encaracolados Existem também outras anomalias. Por exemplo, toda criança que nasce cercada de seres invisíveis que acompanham. Aos poucos, ela se desliga deles e começa a se Interessar pelas pessoas ao seu redor, por gestos e sons. se a criança não se desligar desses seres, ela continuará brincando e falando com eles, ficará acordada a noite em vês de dormir. Todas essas anomalias se originam no MUSÓ, que faz parte de cada ser humano, porque ninguém nasce perfeito. As iyámis, essas entidades extremamente perigosas, vão residir nas árvores e tomar a forma de certos pássaros para que possam se deslocar rapidamente e agir.por isso, são chamadas de IYÁ-ELEYÉS as donas dos pássaros, que trabalham tanto para o bem e quanto para o mal. no odu OGBE-OWORIN , relata que o primeiro homem a ser modelado por OBATALÁ foi LAMURUDU, um guerreiro caçador. Com sua família e seus descendentes, ele fundou uma cidade, IFÉ OWU; mas como já havia outros seres no local, LAMURUDU sentiu-se incomodado e saiu pelo mundo afora. Errante, até chegar a BORNU, no SAARA; foi, em seguida, até o EGITO e depois até MECA, ARÁBIA SAUDITA. Nessa caminhada, os seus seguidores fundaram números povoados. Antes de morrer LAMURUDU aconselhou seu filho ODUDUWÁ a voltar para IFÉ e este assim o fez. Partindo com seu irmão OLOFI ONILÊ e com seus seguidores, para fundar e instalar em IFÉ, cuja população cresceu e prosperou. No odu OGBÉ-MEJI se conta que originalmente o céu (ORUN) não estava separado da terra ( ayê ) a fronteira entre esses dois planos era controlada por um guardião denominado ( ONIGBODÊ ) , mas todos podiam circular livremente entre um e outro. os irunmolês e os humanos iam de um plano a outro e podiam consultar OLODUMARÊ para resolver seus problemas . Durante o afastamento de LAMURUDU, houve uma grande discórdia na terra surgiu uma disputa entre o mestre dos céus, AJALORUN, representante de OLODUMARÊ e um dos seguidores de ODUDUWÁ, AJALAYÊ, o mestre da terra. AJALORUN queria se apoderar de uma oferenda de rato-do-campo (EMÔ) e AJALAYÊ se opôs a isso. Ofendido, AJALORUN se retirou para o alto do céu, que se elevou ainda mais, separando-se da terra. A chuva deixou de cair; tudo se tornou árido, plantas secaram e os animais morreram. Os habitantes da terra tiveram então que reconhecer a supremacia de AJALORUN, e resolveram enviar o rato de volta para o céu, mas este já estava tão distante, no alto. Somente AKALAMAGBÔ ( o abutre ) poderia cumprir essa tarefa. AKALAMAGBÔ partiu para cumprir sua tarefa que saiu levando a oferenda determinada, sua mãe morreu, mas ninguém se preocupou de enterrá-la. Quando AKALAMAGBÔ voltou ninguém lhe deu a notícia e, por acaso, quando veio de sua missão estava muito faminto, ele encontrou um cadáver e o comeu sem saber que era sua mãe. depois disso a chuva voltou a cair e tudo se normalizou. Mas, em conseqüência o céu ficou separado da terra e os humanos não tiveram mais livre acesso no ORUN. No espaço vazio ficou esú (ONIGBODÊ) que para uns chama-se LATOPÁ. Foi ele o responsável por estabelecer a ligação entre e OLODUMARÊ e os homens, transmitindo os recados determinado por ORUMILÁ. ORUMILÁ teve outro filho,. AMUSU, a quem deu todo o seu conhecimento de IFÁ, Tendo ele de tornado o primeiro BABALAWÔ da terra. Depois de cumprir sua missão OBATALÁ não ficou na terra e retirou-se para o céu a fim de ficar perto de OLODUMARÊ. dizem que LATOPÁ esta ligada também ao final da vida, por ter gerado um EGUN , que vai ser o primeiro desencarnado a estabelecer uma ligação entre os vivos e os ancestrais. Com ele começa o culto dos BABAS-EGUNS, fundado por uma mulher, IYÁ AGBON, outra forma conhecida de OYÁ.

3 comentários:

  1. "(...) Da mesma forma parece que a "Meca" das tradições orais não remete a nenhum lugar do Oriente Médio, do Egito ou de Meroé, mas às regiões situadas além do Níger, ao Norte do atual território iorubá. Além disso, a arte de ifé foi comparada às terracotas nok da Nigéria Central, apesar do intervalo de tempo que separa as duas culturas (900 a.C. a aproximadamente 200 d. C. para Nok, e de 900 a.C. a aproximadamente 1. 300 d.C. para o apogeu da arte Ifé) (...)"

    História Geral da África - África do Século XVI AO XVIII. Editor Berthwell Allan Ogot. In. Do delta do Niger aos Camarões: os fon e os ioruba. P. 527.

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  2. "(...) A força tríplice:o Iwá,o Abá e o Axé

    Olorum como fonte de toda a energia vital é possuidor de três forças ou poderes que regulam a totalidade da existência. Estas três forças são: o Iwá, o Abá e o Axé. Iwá é o poder que possibilita a existência genérica. No mito da criação, Orixalá recebeu de Olorum a bolsa da existência (àpò-ìwà), para que a criação do mundo fosse processada. O iwá está ligado essencialmente à atmosfera e à respiração (SANTOS, 1988, p. 72-73). O Abá é outra forma de manifestação da energia vital provinda de Olorum, que possui o poder de dar objetivo, direcionamento e acompanha a força do Axé (SANTOS, 1988, p. 73).
    O Axé é de importância vital nesta trilogia para compreender a complexidade dinâmica do sistema religioso do Candomblé. O Axé é o conteúdo mais importante do terreiro. Sem Axé a existência seria imóvel, sem vida, desprovida da sua dinâmica de realização do processo vital. Por ser uma força, ela é transmissível, pode ser transmitida a objetos e a seres humanos. Tudo o que existe só o é plenamente através da aquisição do Axé. Por isso, o terreiro como uma comunidade religiosa que busca a plenitude da união mística entre os seres humanos e os Orixás, entre o orúm e o aiyê, está empenhado em receber, acumular e desenvolver esta energia vital: o Axé (SANTOS, 1988, p. 39) (...)"

    A União Mística com o Orixá Através da Participação No Axé.
    Sergio Sezino Douets Vasconcelos.
    Horizonte, Belo Horizonte, v. 11, n. 30, p. 737-756, abr./jun. 2013 – ISSN 2175-5841

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  3. Pode falar um pouco mais sobre: IGÊ: criança que nasce em posição inversa, com os pés na frente.Obg!Axé

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